A perfuração de poços artesianos exige um serviço qualificado, com equipamentos modernos com alta tecnologia, profissionais experiente, utilizando processos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo.

O poço artesiano é o poço tubular profundo onde a pressão do aquífero está acima da altura do solo, fazendo com que a agua passe naturalmente, sem usar uma bomba para extraí-la.

Poço semi-artesiano é perfurado em ambientes em que a pressão do aquífero está no mesmo nível ou abaixo do solo. Como não existe a pressão, a agua não corre facilmente e portanto é necessário uma bomba para extrai-la.

A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano são feitos com equipamentos adequados, as perfurações são concluídas mais rapidamente trazendo mais vantagens, e  podendo ser construído os 3 tipos de poços existentes: em sedimentos, em rocha ou misto.

  • Poço em Sedimento feito em lugares onde é composto de rochas sedimentares com fragmentos permeáveis que contribuem a formação de um aquífero. No poço são montados filtros no nível dos arenitos para captar a água que corre na formação. O espaço perto à superfície é fechado para impedir a captação da água do lençol freático, restringindo riscos de contaminação. É necessário que o poço tenha tubos de revestimento liso e filtros para a passagem da água para dentro do poço.
  • Poço em Rocha construído para captar a água que passa pelas fendas existentes nas rochas cristalinas. Para chegar à rocha, a perfuração penetra o sedimento, que é fechada para evitar infiltrações e contaminações. Rochas possibilitam que as paredes do poço se mantenham e escorra a água diretamente para o poço depois de perfurado. A técnica de perfuração prevê ainda a construção de uma coluna de revestimento formada por tubo cego preenchido por cimento, completando a selagem sanitária, impedindo contaminação vinda de infiltrações por camadas sedimentares superiores.
  • Poço Misto são aqueles onde a área superior perfurada são rochas sedimentares e na área inferior são rochas cristalinas. A perfuração passa o sedimento até encontrar as fendas condutoras de água. A área sedimentar não é fechada, é revestida com tubos e filtros para o uso da água derivada de arenitos favoráveis.