Todos os poços tubulares profundo precisam de atenção especial para ter maior durabilidade e assegurar o abastecimento de água com qualidade. A manutenção do poço artesiano precisa ser feita imediatamente quando acontecer:

  • Redução da vazão;
  • Presença de sólidos na água;
  • Água com sabor alterado.

A manutenção preventiva diminui a possibilidade de suspensão repentina do poço, podendo afetar a sua eficiência evitando despesas com intervenções emergenciais para restabelecer o fornecimento. Desta maneira, a manutenção preventiva é indicada principalmente para indústrias, hospitais, condomínios e empresas que não podem ficar muito tempo sem usar o poço.

É indicado efetuar a limpeza regularmente do poço a cada dois anos de uso, conforme a característica do projeto instalado, diminuindo assim custos com prejuízos irreversíveis e conservando o funcionamento do poço sem paralisação indesejável, garantindo assim a qualidade da água e a durabilidade do equipamento, trazendo economia de energia elétrica.

A limpeza de poço artesiano abrange duas etapas, inicialmente é a higiene física da tubulação, removendo a concentração de resíduos acumulados. A incrustação afeta a qualidade da água e sua vazão, de acordo com a capacidade aderida à tubulação. Outro processo da limpeza de poço é a lavagem química, onde acontece a desinfecção da água para eliminar qualquer contaminação microbiológica, usando produtos desinfetantes como: polifosfato cristalino, ácido cítrico e orgânico ou hipoclorito de hidrogênio, de sódio, de cálcio ou de dióxido.

Além disso, a higienização utiliza instrumentos como a bomba submersa, ou por meio de equipamentos como compressor. Esse processo abrange algumas fases como a limpeza das paredes do poço, o jateamento das seções filtrantes, e o bombeamento com ar comprimido.

Portanto, se você possui poço artesiano, se atente em assegurar a qualidade, sempre garantindo a higienização da água extraída, e frequentemente efetue análises químicas para medir a condição da água que será consumida.